Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
INSTITUCIONAL

Ministério dá início a elaboração do Mapeamento da Cadeia de Valor

:: :
Publicado: Quarta, 24 de Junho de 2020, 11h04 | Última atualização em Quarta, 24 de Junho de 2020, 16h59

Instrumento estratégico tem a proposta de identificar os principais fluxos de processos e apoiar a melhoria dos serviços entregues

meeting 1000px

Foi realizada, nesta segunda-feira (22), em Brasília, a reunião inaugural do grupo de trabalho que vai estruturar e construir, de forma colaborativa e integrada, a Cadeia de Valor da Infraestrutura, um modelo estratégico que permite entender como os processos desenvolvidos na Pasta interagem entre si, a fim de que cumpram a sua missão e gerem valor à sociedade. Realizado por videoconferência, o encontro reuniu servidores das unidades finalísticas da Pasta e de suas entidades vinculadas.

De acordo com o Subsecretário Fernando Coelho, o Mapeamento da Cadeia de Valor é um instrumento chave para o alcance dos objetivos presentes no planejamento estratégico da Pasta. “Mensurar o desempenho da organização com base nos elementos do mapeamento permite que os gestores analisem as principais variáveis associadas ao cumprimento dos objetivos”, destacou Coelho. “A partir da visão ampliada que o instrumento proporciona é possível aplicar melhorias em pontos específicos que possam trazer mais resultados e aperfeiçoar a competitividade”, finalizou.

Durante a reunião, que contou com a participação de mais de 50 pessoas, a servidora da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (ME) e especialista em Gestão de Processos, Nicir Chaves, que é a representante do Programa TransformaGOV para coordenar esse processo no Ministério, apresentou os principais conceitos sobre Mapeamento de Cadeia de Valor. Além disso, também foram abordados os seguintes temas: pilares estratégicos para a construção do plano, declaração do modelo de negócio, fundamentos de Gestão Pública, funções de governança e transformação de processos, entre outros.

O Mapeamento da Cadeia de Valor é iniciativa da Secretaria Executiva, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (SGETI) e será conduzido com o apoio da equipe da Coordenação-Geral de Inovação e Transformação de Serviços (CGIT/SGETI).

A próxima reunião do grupo de trabalho será nesta quinta-feira (25), quando acontecerá a oficina de pesquisa on-line para identificação de processos. A previsão é de que os encontros ocorram até o final de julho.

TransformaGOV – O Mapeamento da Cadeia de Valoré uma das ações decorrentes do Programa de Gestão Estratégica e Transformação do Estado (TransformaGOV), que tem o objetivo de modernizar a gestão dos órgãos integrantes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. As ações do programa buscam otimizar a implementação de suas políticas públicas, de modo a garantir mais eficiência ao gasto público e entregar mais valor à sociedade.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página