Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
TELETRABALHO

MInfra lança “Portal de Atividades Remotas”

:: :
Publicado: Segunda, 23 de Março de 2020, 13h24 | Última atualização em Segunda, 23 de Março de 2020, 13h25

 

Com objetivo de garantir a continuidade das atividades profissionais executadas pelos servidores e demais colaboradores, durante o atual quadro de emergência em saúde, o Ministério da Infraestrutura, disponibilizou o Portal de Atividades Remotas. 

No Portal, utilizando os mesmos login e senha da rede de computadores do MInfra, será possível acessar um conjunto de ferramentas de Tecnologia da Informação, como sistemas internos que não são originalmente visíveis pela Internet. 

Entre os serviços, está o acesso remoto ao computador de mesa individual que fica nas dependências do Ministério. Com este acesso, um computador doméstico ou pessoal pode obter o controle do computador corporativo e, assim, ter acesso às pastas compartilhadas no drive “S:\” e softwares especialistas instalados, como Adobe e Autocad. 

Nesse caso, é importante que o computador do MInfra esteja sempre ligado e o seu “Nome da Estação” seja conhecido. Esta informação está permanentemente gravada no papel de parede/tela de fundo do Windows corporativo e deve ser copiada. 

O Portal pode ser acessado através do link: https://vpn.infraestrutura.gov.br:5443 

Office 365 e Reuniões 

Deve-se lembrar que outras ferramentas já estão disponíveis na Internet, como o SEI – Sistema Eletrônico de Informações, os Portais Corporativos e todas as soluções em nuvem do Microsoft Office365, que pode ser acessado pelo endereço https://www.office.com/, para comunicação, colaboração e produtividade. 

Pelo Office 365, que pode também ser baixado em celulares e tablets, gratuitamente, está disponível o correio eletrônico Outlook e demais softwares como Word, Excel, PowerPoint, OneDrive, Teams, entre outros. 

Para o caso de serem necessárias reuniões de trabalho, recomenda-se a utilização da ferramenta Teams, que permite videochamadas, chats e reuniões virtuais em grupo. Todos os contatos de colaboradores do MInfra já estão cadastrados na ferramenta, sendo possível, inclusive, verificar se estão online para contato.

É importante ressaltar que, para a execução do trabalho remoto, o Ministério da Infraestrutura não fornecerá recursos adicionais, como computadores, notebooks, webcams, microfones, e acessos 4G aos colaboradores. Além disso, com se trata de um trabalho externo, fora do perímetro de segurança física do Ministério, deverão ser redobrados os cuidados com a segurança de dados e informações institucionais trafegadas e manipuladas de forma remota. 

No caso de dúvidas ou eventual problema, basta clicar na opção “Central de Serviços”, localizada no Portal.

 

Comunicação da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI)

Assunto(s): CGTI , PORTAL , ATIVIDADES , REMOTAS
Fim do conteúdo da página