Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE

Plataforma BIM e Inovações na Gestão Socioambiental foram os destaques do último dia do Via Viva 2019

Publicado: Quarta, 27 de Novembro de 2019, 16h47 | Última atualização em Quarta, 27 de Novembro de 2019, 16h55

Realizado no Ministério da Infraestrutura, seminário reuniu autoridades e especialistas para debater sobre iniciativas socioambientais no setor

Foi realizado nesta quarta-feira (27), em Brasília, o segundo e último dia do Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – Via Viva 2019. Dando continuidade aos debates sobre questões socioambientais relacionadas ao setor de infraestrutura e transportes, foram expostas as últimas apresentações técnicas relacionadas ao tema central: “Inovações e Boas Práticas aplicadas na Gestão Socioambiental de Empreendimentos de Infraestrutura de Transportes”.

via 1No encerramento do evento, o secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, destacou a importância da agenda socioambiental para a Pasta e para o país. “O objeto desse seminário é uma das nossas prioridades. É crucial que tenhamos, de forma equilibrada, o desenvolvimento em infraestrutura e o respeito ao meio ambiente”, destacou. “O Ministério tem se mobilizado para certificar seus portfólios de projetos com o selo de verde de sustentabilidade”, completou.

O secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), coronel Marcello da Costa, explicou que iniciativas como essa são a melhor maneira de construir políticas públicas para o setor. “Trazer a academia, as entidades vinculadas e a iniciativa privada é uma ótima maneira de botar inteligência no sistema, de discutir e elaborar políticas que estejam maduras para serem colocadas em prática”, destacou o coronel.

via 2EXPOSIÇÕES – No segundo dia do seminário, as apresentações técnicas foram divididas em dois painéis temáticos. O primeiro abordou o tema “Inovações na gestão socioambiental”, e o segundo “BIM aplicado à gestão socioambiental”. Ao final das exposições, houve uma interação entre o público e os palestrantes, por meio de perguntas e repostas, para o esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo explorado e alinhamento de entendimentos.

SIGESA – Também foi lançado, no primeiro dia do seminário, o aplicativo do Sistema de Gestão de Licenciamento Ambiental (Sigesa), fruto de parceria entre a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) e a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Desapropriações (SGAD). O sistema é uma ferramenta mobile que permite a gestão das informações relativas aos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos de todos os modos de transporte. O aplicativo é gratuito e aberto ao público. Está disponível na Apple Store e no Play Store.

Clique no banner abaixo e saiba mais sobre o app. 

seminario 2

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página