Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
SUSTENTABILIDADE

Seminário Via Viva 2019 discute inovações ambientais para o setor de transportes

Publicado: Terça, 26 de Novembro de 2019, 18h58 | Última atualização em Terça, 03 de Dezembro de 2019, 19h22

Encontro reuniu autoridades, técnicos, atores e instituições do setor; evento se estende até quarta-feira (27)

seminario 3

Com o tema central “Inovações e Boas Práticas aplicadas na Gestão Socioambiental de Empreendimentos de Infraestrutura de Transportes”, o Ministério da Infraestrutura promoveu, nesta terça-feira (26), em Brasília, o primeiro dia do Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – Via Viva 2019. Em sua terceira edição, o seminário tem o objetivo de promover reflexões e debates sobre questões socioambientais relacionadas ao setor de infraestrutura e transportes, além de apresentar trabalhos científicos alinhados com a temática proposta. 

O subsecretário de Gestão Ambiental e Desapropriações do Ministério, Mateus Salomé, explicou que os temas de inovações e boas práticas tem elevado grau de importância para o setor e para a Pasta. “A incorporação de tecnologias inovadoras nos permite otimizar análises ambientais, processos de licenciamento e gestão ambiental com muito mais facilidade”, destacou. Para Salomé, essas ferramentas ajudam a superar desafios que demorariam muito mais tempo para serem alcançados. 

Salomé falou ainda sobre a busca pela infraestrutura sustentável e o impacto que ela traz ao meio ambiente. “Hoje é impossível se falar de infraestrutura sem falar de meio ambiente. Nesse sentido, um dos nossos grandes compromissos é promover infraestrutura de qualidade alinhada com práticas sustentáveis e menos nocivas”, finalizou. 

Seminario 4EXPOSIÇÕES - As apresentações técnicas foram divididas por painéis. Os temas dos painéis I, II e III foram: “Utilização de tecnologias na regulamentação ambiental de rodovias federais pavimentadas” e “Sustentabilidade e reflexo na Escolha dos Pavimentos”; “Tecnologias para gestão territorial de área afetadas à infraestrutura de transporte”; e “Ferrogrão: avaliação integrada”, respectivamente. Os painéis IV, V e VI serão apresentados amanhã (27), no segundo dia do Via Viva 2019. 

Além de gestores do Ministério, entre eles, da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, participaram do encontro representantes da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Universidade de Brasília (UnB) e instituições privadas.

APP SIGESA – Durante a abertura do seminário, foi lançado o aplicativo do Sistema de Gestão de Licenciamento Ambiental (Sigesa). Fruto de uma parceria entre a Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGTI) e a Subsecretaria de Gestão Ambiental e Desapropriações, o sistema é uma ferramenta mobile que permite a gestão das informações relativas aos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos de todos os modos de transporte. O aplicativo é gratuito e aberto ao público. Está disponível na Apple Store e no Play Store

Clique no banner abaixo e saiba mais sobre o app.

seminario 2

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página