Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
WORKSHOP

Ministério promove workshop “Corredores Logísticos Estratégicos: Transporte de Pessoas”

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 14h40 | Última atualização em Terça, 26 de Novembro de 2019, 18h58

Encontro reuniu autoridades e especialistas do setor de transportes, além de representantes de associações privadas

Reuinão

Dando sequência às etapas estabelecidas no projeto “Corredores Logísticos Estratégicos”, o Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT) realizou, na última terça-feira (19), na Sala Interativa, o workshop “Transporte de Pessoas”. O projeto é um instrumento de planejamento que representa um esforço conjunto do setor público e privado em obter uma visão do momento atual da infraestrutura de transportes do país.

No encontro, o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, frisou que o transporte de passageiros possui grandes desafios, passando por infraestrutura, serviços e por questões ligadas à regulação. “O Minfra tem o compromisso de aperfeiçoar o transporte de pessoas por todo País com a utilização dos quatro modos de transportes, a partir da oferta de infraestrutura e prestação de serviços eficiente”, destacou         

Durante as exposições, foram apresentados os volumes de pessoas que se deslocaram em viagens nacionais e internacionais pelos modos: aeroviário, ferroviário, rodoviário e aquaviário. Nesse sentido, foram expostos os principais fluxos identificados, matrizes Origem/Destino, a infraestrutura identificada como prioritária e um mapa com a delimitação de corredores logísticos para o transporte de pessoas. A iniciativa é um projeto pioneiro no âmbito do setor de transportes, que considera a movimentação de pessoas para os quatro modos de transporte e traz inovações na metodologia de elaboração, em que, por meio de parceria com a Secretaria Nacional de Aviação Civil, pretende realizar análise integrada por meio de “Big Data”.

Representando o setor privado participaram: a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI); a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEEA); a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANP) Trilhos; e a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF).

Pelo Ministério da Infraestrutura, participaram do workshop a Secretaria Executiva, SNTT, SAC, SFPP, SNPTA e as entidades vinculadas EPL, DNIT, ANTT, ANTAQ e ANAC, além de representantes do Ministério da Economia.

O projeto Corredores Logísticos Estratégicos, para o tema de transporte de passageiros e pessoas, está sendo conduzido pelo Departamento de Planejamento, Gestão e Projetos Especiais (DPLAN) da SNTT e a expectativa é ampliar o projeto a partir de janeiro de 2020 com os temas sobre Integração e Defesa Nacional. 

Fim do conteúdo da página