Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
SAÚDE

Novembro Azul marca a campanha de prevenção ao câncer de próstata

Publicado: Segunda, 04 de Novembro de 2019, 16h53 | Última atualização em Sexta, 08 de Novembro de 2019, 16h11

Movimento tem por objetivo incentivar a prevenção da doença que tira milhares de vidas todos os anos

novembro azul v3 Prancheta 1

A cada 38 segundos, um homem morre de câncer de próstata no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Mas essa estatística pode ser reduzida com a simples realização de exame e identificação do tumor. Para conscientizar a população e incentivar a prevenção da doença, acontece, neste mês, a campanha mundial Novembro Azul.

O exame médico de prevenção deve ser realizado anualmente por todos os homens com idades a partir de 50 anos, ou 45, se houver casos de câncer de próstata na família. O exame é realizado por um urologista, por meio do toque, ou por coleta de sangue. Quanto mais cedo for a identificação, maiores são as chances de cura.

O maior agravo é ausência de manifestação de sintomas iniciais, vindo aparecer apenas quando a doença já está em estágio mais avançado. Nesta fase, o paciente pode apresentar sintomas como sangue na urina, dores constantes na região pélvica, dor óssea, dor ao urinar e aumento da vontade de urinar, entre outros.  O tratamento pode ser realizando por meio cirúrgico – videolaparoscopias e cirurgias robóticas que são pouco invasivas –, quimioterapia e/ou radioterapia.

Especialistas em saúde também lembram que a adoção de hábitos saudáveis como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos também ajudam a manter a saúde e dar longevidade ao homem.  

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página