Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
CAPACITAÇÃO

Primeira turma de Gerentes de Projetos Estratégicos conclui capacitação em Modelagem de Projetos

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h33 | Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 16h52

Objetivo do curso é desenvolver a competência de planejamento dos projetos estratégicos

Canvas 2O Ministério da Infraestrutura, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica e Inovação da Secretaria Executiva e da Subsecretaria de Planejamento, Orçamento e Administração, concluiu, na última sexta-feira (9), a primeira turma do Curso de Modelagem de Projetos Utilizando Canvas. O curso, que teve início no dia 5 de agosto, dedicou os quatro primeiros dias de treinamento ao aprendizado da ferramenta de planejamento, enquanto o último dia foi direcionado ao registro do plano de projetos no software de gestão estratégica do Ministério.

Voltada para servidores do Ministério e de suas vinculadas, designados como Gerentes de Projetos Estratégicos, a capacitação tem por objetivo formar gestores na competência de planejamento de projetos, adotando as melhores práticas no contexto da administração pública, de forma simples e prática. A ideia é que, ao final do curso, o participante seja capaz de elaborar o plano do seu projeto estratégico.

Os participantes ressaltaram a importância da capacitação e destacaram que a metodologia estimula a produção de estratégias em grupo. O Coordenador-Geral de Sistemas, Informações e Estatísticas do Denatran, Eduardo Sanchez, falou um pouco sobre sua a experiência no programa. “Eu achei bastante positivo, principalmente pela construção coletiva do conhecimento. A prática de utilização do Canvas permite maior interação entre todos os participantes da equipe do projeto”, afirmou. 

Para Cássia Oliveira, da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres, essa estratégia reflete também na melhoria dos serviços prestados à sociedade. “Eu utilizei o meu projeto real e pude ter uma avaliação prévia de como ele seria aceito pela sociedade.”, disse.

Teotonio Ko Freitag, Coordenador de Gestão Estratégica do Ministério, acredita que essas formações voltadas ao público interno trarão grandes benefícios, entre eles, a excelência em gestão de projetos. “Nós vamos fazer um plano para alcançar um dos melhores níveis de maturidade da Esplanada em gestão de projetos”, defendeu.

O curso faz parte do Programa de Capacitação em Gestão de Projetos Estratégicos, que teve início no dia 2 de agosto com a palestra “Gerenciamento de Projetos com Soft Skills”. O programa conta ainda com mais dois módulos de capacitação para os que concluíram esta turma: Gestão de Projetos Estratégicos e Gestão Ágil de Projetos no MInfra. Serão ofertadas 3 turmas de 20 alunos para cada módulo entre os meses de agosto e setembro.

Em breve divulgaremos as inscrições para as próximas turmas!

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página