Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
TECNOLOGIA

Denatran disponibiliza CNH digital para todo o Brasil

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 15h22 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 13h27

cdt mao 1A versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está disponível para todo o Brasil. A iniciativa, em vigor desde julho de 2017, já possui adesão de todos os estados da federação. O documento digital pode ser emitido gratuitamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), compatível com os sistemas Android e iOS (iPhones).

O aplicativo, empreendido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que com a reestruturação do Executivo passou a ser vinculado ao Ministério da Infraestrutura, funciona como uma carteira virtual do condutor, já que também oferece ao usuário o acesso à versão digital do documento do automóvel, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, o CRLV digital só está disponível para o Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe. A CNH Digital e o CRLV Digital possuem o mesmo valor jurídico das respectivas versões impressas.

COMO OBTER OS DOCUMENTOS – Para os motoristas que ainda não possuem a ferramenta, é preciso instalar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito no smartphone e realizar o cadastro de usuário. Será necessário fornecer dados como nome, data de nascimento e e-mail. Depois que a senha for cadastrada o usuário deverá ler e concordar com o "Termo de Responsabilidade" e ativar a conta por meio do link enviado para o e-mail.

Além das etapas de validação e cadastro, para que seja possível a liberação da versão digital da CNH, é necessário que o documento tenha sido emitido a partir de 1º de maio de 2017. Isso porque o usuário deve escanear o QR Code localizado no verso da CNH de papel. Para o documento CRLV Digital não é necessário realizar a validação do cadastro, bastando apenas informar o número do Registro Nacional de Veículo (Renavam) e o número de segurança do Certificado de Registro do Veículo (CRV).

cdt mao 2O aplicativo vai pedir, ainda, para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo sem internet.

Depois de efetivar todas as etapas de validação será possível visualizar e utilizar os documentos digitalizados. Clique aqui e acesse o tutorial detalhado para a realização do cadastro.


SEGURANÇA
– Desde a implantação do novo formato da habilitação muitos condutores estão procurando a nova ferramenta. Para identificar o aplicativo verdadeiro é essencial estar atento ao seu nome. A ferramenta oficial, desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), é chamada de Carteira Digital de Trânsito e é dessa forma que deve ser localizado nas lojas virtuais Apple Store e Play Store.

COMODIDADE - A CNH Digital e o CRLV Digital valem como documento original e podem ser apresentada em embarques aéreos domésticos e identificação em órgãos públicos. Além disso, podem ser exportadas em PDF, a partir do próprio aplicativo, possuindo valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório.

Em caso de dúvidas operacionais sobre o sistema Carteira Digital de Trânsito, acesse a Central de Serviços Serpro (CSS) através dos canais de atendimento: 0800 7282323 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página