Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
FEIRA ORGÂNICA

Feiras de Orgânicos do MInfra atrai servidores e colaboradores

Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 17h10 | Última atualização em Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 10h23

Evento, que teve início em 2018, será realizado uma vez por mês no edifício anexo

Aconteceu hoje (8), no térreo do edifício anexo do Ministério da Infraestrutura, a primeira Feira de Produtos Orgânicos de 2019. A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho empreendida pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe) e tem o objetivo de promover o bem-estar físico e mental de seus servidores e colaboradores.

A movimentação foi grande no início da manhã. Pontualmente, às 8 horas, os doze espaços disponibilizados aos comerciantes já estavam prontos para atendimento. Na medida em os servidores e colaboradores iam chegando deparavam-se com a estrutura preparada. Nos estandes foram expostos os mais variados tipos de alimentos, em sua maioria produtos artesanais: frutas, verduras, pães, castanhas, bolos, doces, mel, tapioca, linguiças, alimentos em conserva, bolo no pote, cones trufados, frutas desidratadas, entre outros.

ESL 1914O agricultor Paulo Alves, produtor de alimentos orgânicos, participa da feira desde o ano passado. Como de costume, Paulo acordou cedo na Chácara Boa Vista, no Núcleo Rural PAD-DF, para preparar seus produtos. No cultivo diário dos alimentos o agricultor utiliza a técnica da compostagem com adubo orgânico, além de não fazer uso de agrotóxico. Em seu estande foi comercializado alface, tomate, cenoura, mandioca, abóbora, arroz e maracujá, entre outros. Paulo, que participa de outras feiras em órgãos públicos, sente-se acolhido no MInfra e vê bastante potencial nas edições futuras da feira.

QUEIJOWilliam Braga, comerciante de produtos artesanais, participou pela terceira vez da Feira Orgânica. Wiliam expôs os mais variados tipos de queijos (Canastra, Armazem, Capela, Ivair e Provolone). Além disso comercializou outros produtos como mostarda de maracujá, mandioca desidratada, torresmo e provolone desidratados. O comerciante aprova a iniciativa e enxerga de forma positiva o retorno recebido pelos clientes do ministério.

Durante as 7 horas de evento houve bastante movimentação, tanto de servidores e colaboradores quanto pessoas de fora do ministério. O horário de pico foi entre meio-dia e uma da tarde, quando o térreo do edifício estava tomado por comerciantes e consumidores.

Uma vez por mês essa atividade acontecerá no Ministério, visando oferecer aos servidores e colaboradores da Pasta uma opção de alimentação saudável que contribua para a melhoria da qualidade de vida, além de colaborar positivamente para o ambiente institucional.

INICIATIVA - Dyogo Capistrano, Coordenador-Geral de Gestão de Pessoas, avalia de forma positiva a aceitação da Feira Orgânica. O gestor explica que a feira surgiu da ideia de seus colegas de sessão. Após a primeira edição, em 2018, a exposição dos produtos teve bastante aceitação. Assim, foi discutido e definido que haveria uma edição por mês.

“Além da questão do desenvolvimento de competências e da avaliação de desempenho, a nossa coordenação também é responsável em proporcionar melhorias no clima organizacional. Nós entendemos que o ambiente de trabalho não deve ser um local onde o servidor vai simplesmente trabalhar de forma mecânica. Queremos proporcionar um ambiente onde todos se sintam bem, afinal, passamos grande parte do dia aqui”, conta o gestor.

Capistrano acredita que a feira é uma ótima oportunidade de acessar produtos de qualidade sem precisar ir muito longe. “Muitas vezes a pessoa não tem a possibilidade de ir até o local onde esses produtos são comercializados. A feira traz a possibilidade de adquirir produtos diferenciados de forma cômoda e acessível”, completou.

CRONOGRAMA – A Feira Orgânica será realizada sempre início de cada mês. Confira a cronograma para 2019: 8 de fevereiro, 8 de março, 12 de abril, 10 de maio, 14 de junho, 12 de julho, 9 de agosto, 13 de setembro, 11 de outubro, 8 de novembro  e 13 de dezembro.

 


Created with flickr slideshow.

FOTOS: Edsom Leite 

Assessoria Especial de Comunicação 
Ministério da Infraestrutura

Assunto(s): FEIRA ORGÂNICA
Fim do conteúdo da página