Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
COMPETITIVIDADE

Primeiro dia do Seminário de Competitividade reúne especialistas de infraestrutura e representantes do ministério

:: :
Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 20h27 | Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2020, 20h41

Até 20 de novembro, evento virtual irá reunir especialistas e autoridades públicas para debater a competitividade no segmento de transportes

462dc289 0ce8 4a0a be9c ee6c93aa8077

O Ministério da Infraestrutura, em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), iniciou nesta quarta-feira (18), o 2º Seminário de Competitividade do Setor de Infraestrutura 2020, que tem o objetivo de promover debates para o desenvolvimento de estratégias que visem tornar o Brasil mais competitivo no cenário internacional. Até o dia 20 de novembro serão realizados seis painéis temáticos que irão abranger as diversas perspectivas da competitividade na infraestrutura de transportes.

Na abertura do evento, o diretor do Centro de Inovação e Empreendedorismo da FDC, professor Carlos Arruda, apresentou a pesquisa de opinião sobre a infraestrutura de transporte realizada pelo Fórum Econômico Mundial. Na pesquisa, aplicada a cerca de seis mil empresários brasileiros, foram apresentadas melhorias nos quatro indicadores de desempenho. A eficiência dos serviços aeroviários teve um salto de 18 posições (de 85 para 67), seguida da eficiência dos serviços portuários, que ganhou 13 posições (104 para 91). A qualidade das rodovias brasileiras melhorou oito posições (116 para 108), enquanto a eficiência das ferrovias melhorou uma posição (86 para 85).

O secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, comentou o resultado positivo da pesquisa. “Os indicadores comprovam cada vez mais que Brasil é um país competitivo. O nosso objetivo aqui é buscar a modernização da nossa infraestrutura diminuindo os custos logísticos, reduzindo o Custo Brasil e a ineficiência em transportes”, destacou Sampaio. “Mudar a face da infraestrutura do Brasil é o objetivo do governo do presidente Jair Bolsonaro e é o que vamos continuar fazendo”, finalizou.

Para o subsecretário de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação, Fernando Mitkiewicz, a realização do evento é de extrema importância para a consolidação dos objetivos estratégicos da Pasta. "Os resultados mostram que o Ministério caminha de forma consistente em direção à sua meta de tornar o Brasil Líder da América Latina em Infraestrutura de Transportes", salientou Fernando.

Confira na integra os painéis realizados durante o evento: 

Painel 1: Resultados GCI 2020 e a agenda para competitividade da infraestrutura de transportes no Brasil

Painel 2: Estratégias para aumento da competitividade dos transportes terrestres

Painel 3: A agenda de competitividade da Aviação Civil Brasileira: histórico e próximos passos 

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página