Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
COMUNICADO

Ministério toma medidas para evitar ataques cibernéticos nos sistemas da Pasta

:: :
Publicado: Sexta, 06 de Novembro de 2020, 17h20 | Última atualização em Sexta, 06 de Novembro de 2020, 18h44

De maneira preventiva, o “Acesso VPN” ficará indisponível durante o final de semana

A Secretaria Executiva, por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação (SGETI), vem informá-los acerca da onda de ataques cibernéticos a diversos órgãos da Administração Pública como o STJ, o STF, o Ministério da Saúde, entre outros, que vem ocorrendo desde a última quarta-feira, 4 de novembro.

Informações sobre tais incidentes estão sendo veiculados na mídia, nas redes sociais e outros canais de comunicação. Em alguns casos, os ataques provocaram a indisponibilidades dos sistemas de informação e a interromper serviços públicos.

Esses ataques acontecem em um momento em que as organizações estão muito dependentes dos ambientes de tecnologia e com fragilidades inerentes ao novo regime de trabalho subitamente adotado, com a migração de equipes inteiras para o trabalho remoto devido à COVID-19.

O Ministério da Infraestrutura não sofreu nenhum ataque e todos os seus sistemas estão em perfeito funcionamento!

Além das medidas preventivas tomadas rotineiramente para evitar ataques cibernéticos, a equipe de segurança da informação da SGETI já atua desde ontem, adotando uma série de controles e cuidados técnicos adicionais, no âmbito do MInfra e em coordenação com outros órgãos da administração pública, de forma a manter o compromisso com a continuidade, a qualidade e a transparência dos serviços prestados.

Ainda assim, é muito importante que todos os colaboradores do Ministério estejam muito atentos a anormalidades identificadas e que redobrem o cuidado com o uso de senhas frágeis, com o login por redes desconhecidas e com acesso a mensagens e sites suspeitos.

A título de medida preventiva para esse fim de semana, período crítico em que se prevê a continuidade dos ataques, os serviços de acesso externo à rede e aos computadores do MInfra conhecido como “Acesso VPN” será interrompido, a partir das 17:30h de hoje.

A SGETI permanece à disposição para quaisquer informações necessárias e para comunicação de quaisquer suspeitas por meio dos canais de comunicação do MInfra.

Fim do conteúdo da página