Ir direto para menu de acessibilidade.
Acesse o canal do servidor
Início do conteúdo da página
160 ANOS

Servidores e colaboradores são homenageados em solenidade de aniversário do MInfra

:: :
Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 21h30 | Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2020, 22h33

Encontro reuniu autoridades, secretários e diretores da Pasta

WhatsApp Image 2020 07 29 at 21.25.12 1

O Ministério da Infraestrutura completou 160 anos na última terça-feira (28). E, para celebrar este momento, a Pasta realizou uma cerimônia de comemoração para homenagear os servidores e colaboradores que fizeram – e fazem – parte dessa história e para destacar o trabalho que vem sendo executado em todo o país. A solenidade, que aconteceu no auditório do edifício sede, reuniu secretários e diretores da Pasta.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, participou da encontro e destacou a participação e o empenho de servidores e colaboradores para entregar diariamente os melhores resultados à sociedade. “Estamos vivendo hoje uma verdadeira revolução na infraestrutura. Todo o reconhecimento que temos hoje é extremamente justo e é devido ao trabalho de cada um de vocês”, salientou o ministro. “Estamos honrando o legado daqueles que nos antecederam. Todos os dias vocês estão fazendo historia. Parabéns a todos e muito obrigado”, finalizou.

O secretário-Executivo, Marcelo Sampaio, ressaltou a importância de reconhecer as realizações entregues por todos. “Nossa história é repleta de desafios e conquistas, de homes e mulheres resilientes que, em um país grande como o Brasil, vocacionado a estar entre os maiores, exercem suas tarefas com muito sacrifício e determinação”, destacou Sampaio.

Compuseram a mesa de autoridades no evento o secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Glanzmann, a secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias (SFPP), Natália Marcassa, o secretário Nacional de Transportes Terrestres (SNTT), Marcello Costa, e o secretário-Executivo adjunto, Rodrigo Cruz.

CONTEXTO HISTÓRICO – Com uma história centenária, o Ministério da Infraestrutura vem ajudando a promover o desenvolvimento do Brasil ao longo dos anos. A Pasta foi criada em 1860, com o nome de Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, voltada à expansão das ferrovias. Após a proclamação da República, esse mesmo órgão dá lugar ao Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas, mantendo o foco ferroviário. Em 1906, o Ministério recebeu novas atribuições e a denominação de Ministério da Viação e Obras Públicas.

Em 1967, passou a ser chamado de Ministério dos Transportes. No início dos anos 90, houve a unificação das Pastas de infraestrutura, criando o Ministério da Infraestrutura, que absorveu as competências das áreas de Transportes, Minas e Energia, e Comunicações. Em 1992, houve a separação das pastas e a recriação do Ministério dos Transportes. Em 2016, o Governo Federal extinguiu as Secretarias de Aviação Civil e de Portos, que foram incorporadas ao Ministério dos Transportes. E finalmente, em 2019, o Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil foi transformado novamente em Ministério da Infraestrutura.

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Fim do conteúdo da página